Recompra – Como trabalhar – Empreender
- By: Vimake
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Hoje vamos falar sobre um assunto interessante, que é a Recompra. Você sabe o que é recompra? Sabe como aplicar no seu negócio?
E o tema de hoje é “com o aumentar o meu faturamento? como aumentar as minhas vendas?”.
No post e no vídeo anteriores, nós falamos sobre como aumentar o Ticket Médio. Neste aqui, nós vamos aprender como fazer a recompra. São três tópicos muito importantes para você aumentar o seu faturamento e o segundo deles é a recompra.
Existem uma série de ações que você pode fazer na sua loja para aumentar esse item, e nós vamos compartilhar com vocês, para crescemos juntos. Lembrando que a Virtual Make tem como uma das premissas ajudar Lojistas e empreendedores alavancar os seus negócios. Nós acreditamos que juntos nós crescemos mais fortes é por isso que estamos aqui.
Confira abaixo o conteúdo que a gente preparou:
Se preferir, pode acompanhar todo o conteúdo por audio.
Recompra – O que é e como fazer ?
No vídeo que publicamos no post sobre Ticket Médio, falamos sobre o exemplo da Maria Eduarda, nossa querida Duda. A Duda tem uma loja de maquiagem, ela tinha um faturamento médio de 5 mil reais, e atendia 100 pessoas por mês com esse faturamento. Nós já fizemos o cálculo do Ticket médio, e descobrimos que, ela aumentando o ticket médio através das ações propostas no outro vídeo, fez com que ela chegasse num faturamento de R$ 7.000.
E agora com esse faturamento de R$ 7.000, vamos passar as informações para vocês de como funciona a recompra.
A Duda atendia 100 clientes por mês. Tem algumas ações que a gente pode fazer para que os clientes recomprem na sua loja. Quais são elas?
Dicas De Estratégias Para Recompra
A primeira delas, são as ações promocionais. Você pode e deve incentivar o cliente, fidelizar o cliente a comprar dentro daquele mês. Use frases como: “Olha eu estou entrando em contato com você por que estamos com uma campanha promocional. Se você fizer a sua recompra, sua segunda compra dentro desse mês, você vai ganhar dez por cento de desconto. Ou então: “Olá, nós estamos com uma campanha promocional para os aniversariantes do mês, eu vi que você está fazendo aniversário dentro desse mês”, são exemplos do que você pode fazer.
Uma outra ação muito bacana que alguns clientes fizeram é um bazar. Eles aproveitaram esse período de pandemia, em que a loja não podia abrir, e com as portas fechadas eles estavam trabalhando lá dentro. Fizeram um bazar via WhatsApp.
Incluíram no WhatsApp as pessoas que tinham interesse nesse bazar, e foram enviando os produtos e o preço “de X, por y”, também falando “Olha esse produto, que bacana”, e realizando ações promocionais. Isso fez com que os clientes que já compraram naquele mês, que provavelmente não iam comprar mais, tivessem o desejo de comprar novamente, conhecer os produtos.
Outra dica muito interessante, é ter os clientes catalogados. É muito importante quando o cliente entrar na sua loja, você pegar o contato, anotar o nome, anotar o telefone. Se você faz ação com e-mail marketing para a sua loja, anotar o e-mail também.
É muito bom você anotar quais são as preferências de cada cliente, ou o que ele gostou. De repente seu cliente comprou uma base, por exemplo. Anote o modelo, a cor da base, assim você já sabe que daqui a dois, ou três meses, você já pode entrar em contato com aquele cliente falando: “olha eu vi aqui que você comprou sua base há algum tempo, ela deve estar acabando. Chegou um novo lote dessa cor de base, você não quer vir dar uma olhada?”
Ou então “olha, aquele pó que você gosta tanto chegou um lote promocional”, ou “eu sei que você é apaixonada por batom vermelho e a gente recebeu uns batons diferenciados nos tons vermelhos, que são lindos!”
Como resultado você vai obter um grande retorno. Essas são ações que fazem com que o cliente que já comprou na sua loja esteja fidelizado. Faz com que ele volte a comprar na sua loja, isso é recompra.
Às vezes a gente fica tão preocupada em conquistar novos clientes, que esquecemos de trabalhar a base que a gente já tem. E a base que gente já tem são clientes que a gente já fidelizou, que já estão lá conosco, então a gente precisa trabalhar ela.
Eles são os nossos clientes potenciais.
Lembrando que a simpatia pode muito! Quando um cliente chegar no caixa, e for fazer o pagamento, esteja sempre conversando com ele, por exemplo: “Olá, é a primeira vez que você vem na loja?” “você mora por aqui?”. Vai trocando informações para que ele se sinta aconchegado naquele lugar, para que a loja possa fazer parte da história dele e não seja apenas uma loja que ele entrou, comprou um produto e não vai voltar mais.
Lista de transmissão também funciona muito bem. Você cataloga seus clientes, faz uma lista de transmissão com todos eles e uma vez por semana, envia uma dica de maquiagem. Não abuse da quantidade de envios, e não envie somente produtos, isso cansa o cliente. Envie uma dica de maquiagem, uma frase motivacional uma foto bonitinha que faz ele lembrar de você. Então ele vai estar sempre lembrando, “poxa, aquela loja, aquela loja”, ele com certeza vai voltar.
Trabalhando com números
Levando isso tudo para a matemática, o que podemos fazer? Calcular!
Por exemplo: Você tinha 100 vendas. Com essas ações que você vai fazer, seja a campanha de aniversariantes do mês que você vai dar desconto, esses bazares, essas informações de produto, tudo isso faz com que você aumente a recompra.
Vamos supor que com essas ações, você aumente em vinte por cento. De 100 para 120. Esses 120 clientes, com um ticket de setenta reais que é o que a gente já falou no vídeo anterior.
O seu faturamento vai para R$ 8.400! Então o faturamento que iniciou com R$ 5.000, com as estratégias de ticket médio, com as estratégias de recompra já subiu para R$ 7 mil. Agora com as estratégias de recompra estamos saltando para R$ 8.400. Então observe, é matemática!
Conclusão
Ações conjugadas elevam nosso faturamento! Isso é muito importante porque aumentando o seu faturamento você tem potencial de girar mais o estoque da sua empresa, você pode comprar mais produtos, fazer novas ações de marketing e fazer sua empresa crescer cada vez mais.