Blog da Virtual Make

Como enviar meus pedidos pelos Correios?

Como enviar meus pedidos pelos Correios?

Uma Dúvida Muito Comum É: Como Enviar Meus Pedidos Por Correios?

correios-encomenda-enviar-transporte

Como enviar meus pedidos pelos Correios? Você que optou por abrir uma loja online ou, mesmo na loja física, quer oferecer essa opção e não sabe por onde começar ou como funciona esse processo, esse texto irá te ajudar!

Lembrando que iremos explicar apenas o processo de Correios, caso você tenha interesse no envio via transportadoras é necessário observar que cada uma pode ter as suas características específicas

Comece por aqui -Correios - Como enviar meus pedidos

Começando do início - Enviar meus pedidos pelos Correios

Os correios possuem algumas modalidades de envio, dessas as mais utilizadas são:


PAC – Normalmente esta é a modalidade ‘padrão’ de envio, ela costuma ter um preço mais atrativo, mas, em contrapartida, possui um tempo maior para entrega. O PAC possui um prazo de entrega de até 10 dias úteis.

sedex-correios-envio-transporte
Sedex – É a modalidade de envio mais rápida, porém costuma ter um preço mais alto também. Além disso, essa modalidade possui algumas outras categorias que são divididas pelo tempo de entrega, como: Sedex 10 e Sedex 12 e Sedex hoje.
Normalmente, quando falamos de envios online, essas categorias não ficam disponíveis pela distância do remetente para o destinatário.
O SEDEX possui um prazo de entrega aproximado de 1 dia útil.


Mini Envios (Pac mini) – Vendo a necessidade das empresas em enviar pequenas mercadorias essa modalidade foi criada focada em lojas virtuais, o mini envios, aceita produtos de até 300g e que a embalagem respeite as dimensões máximas: Até 24 x 16 x 4cm. O PAC mini será entregue em até 12 dias úteis.

correios - Como cotar o valor do frete?

Se você tem um site para a venda, normalmente ele tem integração com os Correios, o cliente escolhe a modalidade de envio na hora de fechar o pedido e já faz o pagamento do frete junto com o valor do seu pedido.

Caso você esteja negociando pelo whatsapp ou não tenha um site (se não tiver, indicamos a Loja Integrada), você pode cotar a média do valor de frete diretamente no link: http://www2.correios.com.br/sistemas/precosPrazos/

Para cotar você irá precisar das seguintes informações:

  • Serviço de envio que você quer utilizar (PAC, Sedex, etc.)
  • CEP de origem
  • CEP de destino
  • Peso da encomenda
  • Dimensão do pacote
  • Serviços adicionais (aviso de recebimento, mão própria e declaração de valor)
    Obs.: Dependendo do valor que você for postar, é uma boa optar por utilizar o aviso de recebimento, pois o cliente, ao receber, precisará assinar o aviso de recebimento, e a assinatura fica armazenada em poder dos Correios.

O cliente fechou o pedido, e agora? preparar para os Correios

fechado-negocio-correios-enviar

Agora que você já tem um pedido fechado vamos preparar o seu produto para o envio:

Embalar muito bem o produto é a melhor forma para que ele não corra nenhum risco de quebrar ou chegar danificado na casa do seu cliente, por isso, capriche no plástico bolha e se certifique de que seu produto não fique solto dentro da embalagem, para evitar danos ou possíveis problemas com o produto.

Após embalar é hora de postar o seu produto, certifique de ter todos os dados do cliente, como endereço de entrega com CEP, nome completo, CPF e telefone. Essas informações são importantes para que sua encomenda consiga ser enviada via Correios sem problemas.

Essas informações devem constar na caixa, você pode escrever à mão esses dados ou, caso prefira, colocar uma etiqueta com essas informações, no site dos Correios você consegue montar essa etiqueta apenas incluindo os dados do seu cliente http://www2.correios.com.br/enderecador/encomendas/default.cfm

Caso você ainda não esteja emitindo nota será necessário colocar junto a caixa uma Declaração de Conteúdo, explicando que tem dentro do pacote. Você pode baixar o modelo de declaração neste link: https://www.correios.com.br/enviar/encomendas/arquivo/nacional/formulario-declaracao-de-conteudo-a5

A Declaração de conteúdo deve ser colada do lado de fora da caixa.
declaracao-conteudo-correios-carta-envio

Conclusão

Agora é só ir até uma agência dos Correios e postar seu produto! Assim que postado você irá receber o número do rastreio que pode ser incluído em seu site ou enviado diretamente pelo cliente, que pode fazer o acompanhamento também pelo site dos Correios: https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/default.cfm

Bem simples, não é mesmo?

Não deixe de comentar se conseguiu entender a lógica. Se não entendeu, comente também, nós estamos aqui para te ajudar!

Novos posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *