Marketing
digital é basicamente um conjunto de estratégias online que vão te permitir ampliar o seu leque de vendas, conectando o seu cliente e o seu produto. Vamos começar falando do marketing feito nas redes sociais. Ele promove não só o seu produto mas a qualidade dos seus serviços. É necessário pensar em como você irá mostrar os seus produtos nas redes sociais, se será por fotos ou vídeos e como você irá posicionar a sua empresa, e falar de ações da mesma.
Pense estrategicamente
Pense no que, como e para quem você vai falar. É importante entender como seus clientes se comunicam, e tentar tratar um pefil, anotando os detalhes importantes. Uma forma de fazer isso, é criando uma “Persona”, que seria uma pessoa fictícia, que reúna as características que seus clientes possuem. Tente responder a perguntas como:
- Qual o nome da minha persona?
- Quais canais de comunicação que ela mais acessa?
- Qual a faixa etária? Quantos anos ela pode ter?
- O público em que ela se enquadra, é feminino ou masculino?
- Quais produtos da minha loja ela costuma comprar mais?
Próximos passos
Depois de descobrir a sua Persona, você vai entender mais ou menos como alcançar ela. Se ela acessa mais o Youtube, você precisa criar um canal e priorizar ele, sem deixar as outras mídias de lado, mas levando sempre em conta que o canal que mais você vai conseguir alcançar ela, vai ser o Youtube. Se for o Facebook, a mesma coisa.
De igual modo com as outras características, por exemplo, sua cliente acessa muito o Instagram, tem de 19 a 21 anos, é feminina e costuma comprar bastante rímel, batons, base, pó e pincéis. Você traçou o perfil da sua persona.
Importante
É importante também, anotar todas as estratégias no papel. Com isso, você já estará começando a praticar o marketing digital, pois essas estratégias serão usadas nos seus canais de comunicação online.