Antes de qualquer coisa, vamos começar a estruturar seu negócio do começo e um desses passos é definir seu público alvo. É de extrema importância ter esse grupo bem definido, pois todas suas ações serão direcionadas para ele. Para determinar esse público, se realiza algumas pesquisas bem simples, mas fique tranquila! Você não vai precisar sair pelas ruas entrevistando pessoas ou coisa do tipo, esse tipo de pesquisa pode ser feita através do seu próprio aparelho celular, observando e pesquisando em redes sociais. As informações para definir seu público alvo podem ser diversas, depende muito das informações que você quer obter. Mas, para começar, você pode segmentar por:
– Região onde mora
– Classe Social
– Idade
– Usa quais redes sociais
Com algumas amigas mais próximas você pode até ir mais além e descobrir “Com qual frequência compra esse tipo de produtos? Tem Preferência por marcas ou valores? ”. O importante é você lembrar que quanto maior o número de informações, maior sua chance de estabelecer um bom relacionamento com suas clientes.
Tendo essas informações você pode montar uma “PERSONA” para sua loja (Ou empresa).
“A Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.”. Fonte: Resultados Digitais
Então vamos à um exemplo de persona criada:
“Ana, que tem entre 18 e 27 anos, mora em região periférica, é classe média ou classe média baixa, gosta de maquiagens e adora manter um ritmo de compra mensal, por ter uma renda baixa dá preferência a makes de valor menor. Sempre pesquisa no Instagram as novidades e novas lojas para comprar. Busca produtos da marca Luisance, mas está disposta a conhecer outras marcas”
Aqui temos a Persona Ana que será a representação de ‘cliente ideal’ de uma empresa e a partir dessas informações as ações tanto de propaganda, marketing, novos produtos e etc, serão focados em atender esta persona. Por exemplo: Minha persona utiliza mais o Instagram do que outras redes sociais, por isso, as nossas estratégias estão focadas principalmente no Instagram.
Lembrando que: Empresas podem ter mais de uma persona criada isso irá variar conforme a quantidade de segmentos que ela atua. (De toda forma, aconselhamos você, que está começando a empreender, a focar em uma única persona, para que sua comunicação e suas ações fiquem muito melhor definidas)
Com todo esse embasamento de pesquisa fica fácil entender como seu público alvo age, o que ele procura e como vai procurar, dando muito material para que seu negócio flua de maneira orgânica e harmoniosa.
Comenta aqui para gente o que já fez para entender seu público alvo ou se ficou com alguma dúvida.
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