A primeira delas, são as ações promocionais. Você pode e deve incentivar o cliente, fidelizar o cliente a comprar dentro daquele mês. Use frases como: “Olha eu estou entrando em contato com você por que estamos com uma campanha promocional. Se você fizer a sua recompra, sua segunda compra dentro desse mês, você vai ganhar dez por cento de desconto. Ou então: “Olá, nós estamos com uma campanha promocional para os aniversariantes do mês, eu vi que você está fazendo aniversário dentro desse mês”, são exemplos do que você pode fazer.
Uma outra ação muito bacana que alguns clientes fizeram é um bazar. Eles aproveitaram esse período de pandemia, em que a loja não podia abrir, e com as portas fechadas eles estavam trabalhando lá dentro. Fizeram um bazar via WhatsApp.
Incluíram no WhatsApp as pessoas que tinham interesse nesse bazar, e foram enviando os produtos e o preço “de X, por y”, também falando “Olha esse produto, que bacana”, e realizando ações promocionais. Isso fez com que os clientes que já compraram naquele mês, que provavelmente não iam comprar mais, tivessem o desejo de comprar novamente, conhecer os produtos.
Outra dica muito interessante, é ter os clientes catalogados. É muito importante quando o cliente entrar na sua loja, você pegar o contato, anotar o nome, anotar o telefone. Se você faz ação com e-mail marketing para a sua loja, anotar o e-mail também.
É muito bom você anotar quais são as preferências de cada cliente, ou o que ele gostou. De repente seu cliente comprou uma base, por exemplo. Anote o modelo, a cor da base, assim você já sabe que daqui a dois, ou três meses, você já pode entrar em contato com aquele cliente falando: “olha eu vi aqui que você comprou sua base há algum tempo, ela deve estar acabando. Chegou um novo lote dessa cor de base, você não quer vir dar uma olhada?”
Ou então “olha, aquele pó que você gosta tanto chegou um lote promocional”, ou “eu sei que você é apaixonada por batom vermelho e a gente recebeu uns batons diferenciados nos tons vermelhos, que são lindos!”
Como resultado você vai obter um grande retorno. Essas são ações que fazem com que o cliente que já comprou na sua loja esteja fidelizado. Faz com que ele volte a comprar na sua loja, isso é recompra.
Às vezes a gente fica tão preocupada em conquistar novos clientes, que esquecemos de trabalhar a base que a gente já tem. E a base que gente já tem são clientes que a gente já fidelizou, que já estão lá conosco, então a gente precisa trabalhar ela.
Eles são os nossos clientes potenciais.
Lembrando que a simpatia pode muito! Quando um cliente chegar no caixa, e for fazer o pagamento, esteja sempre conversando com ele, por exemplo: “Olá, é a primeira vez que você vem na loja?” “você mora por aqui?”. Vai trocando informações para que ele se sinta aconchegado naquele lugar, para que a loja possa fazer parte da história dele e não seja apenas uma loja que ele entrou, comprou um produto e não vai voltar mais.
Lista de transmissão também funciona muito bem. Você cataloga seus clientes, faz uma lista de transmissão com todos eles e uma vez por semana, envia uma dica de maquiagem. Não abuse da quantidade de envios, e não envie somente produtos, isso cansa o cliente. Envie uma dica de maquiagem, uma frase motivacional uma foto bonitinha que faz ele lembrar de você. Então ele vai estar sempre lembrando, “poxa, aquela loja, aquela loja”, ele com certeza vai voltar.